BBB: É justo julgar a inteligência de uma nação pelo programa que ela assiste?

Antes de qualquer coisa: Não estou aqui para defender o formato BBB, até por que eu acho que um programa que não acrescenta nada de novo há 14 anos já deveria sim ser substituído, não por que seja bom ou ruim, mas por que é velho e um velho que entedia, que cansa e, como toda rotina, acomoda. Sempre os mesmos rostos, os mesmos corpos e dimensões cerebrais aproximadas, geralmente um tanto inferiores às dos ratos. Há sim um fenótipo ou biótipo BBB, como queira chamar. Mas enfim, também não suporto a hipocrisia do povo perdendo horas no Facebook brincando de “telefone sem fio” usando a opção compartilhar como máquinas treinadas a passar adiante qualquer frase de efeito independente do que seu conteúdo realmente diga. Eu assisto o BBB, sei ler, escrever (com limitações é claro, como qualquer um), concluí ensino médio e estou na universidade, ou seja, Vejo o BBB e não sou Burro, ao contrário do que tem se difundido por aí. É uma escolha, e se quer saber, ou não, eu não precisei entrar numa universidade para aprender a finalidade ou como fazer uso do controle remoto. Como disse é uma escolha se não está me divertindo eu mudo de canal,  é fácil qualquer dia ensino. 
Sim, eu concordo que haja opiniões autênticas em meio a tantos Ctrl+C’s, Ctrl+ V’s, mas os gênios que detêm o poder sobre elas não debatem, isso por que enquanto tá cheio de babaca perdendo tempo no face dizendo que mais vale ler um livro que assistir este ou aquele programa, o admirável ser pensante (e eu estou falando sério) está realmente lendo um livro. E por falar em livro, quem desses seres superiores que não assistem ao programa já leu o livro de George Orwell (Pseudônimo do escritor inglês Eric Arthur Blair), intitulado 1984, em que o odiável Big Brother é personagem de destaque? Talvez ninguém, né! Eu também, não. Só usei o exemplo para gente chegar no título deste post que já ia acabar sem que o assunto fosse mencionado (emoção do retorno, entenda). Bom, o escritor é inglês, mas o programa Big Brother nasceu na Holanda gestada pela empresa dos rapazes super criativos Joop van den Ende e John de Mol, a monstra dos realities shows (pelo menos no Brasil) ENDEMOL. O nome da empresa é a fusão dos nomes dos donos Ende+Mol, daí você vê o que pode esperar.
Pra não fugir do assunto: HOLANDA-  Índice de Alfabetização: 99% da população (estimativa 2003) de acordo com a CIA The World Factbook, IDH: 0,921 (Pnud 2012) - desenvolvimento humano muito alto. Pois bem, duas informações sobre a Holanda que primeiro viu o programa (e vendeu a ideia para o resto do mundo) que não tem a população mais burra por causa disso.  Entenda, não é da televisão que você tem que cobrar educação, não é ela a responsável pela formação de maus profissionais ou delinquentes marginais. Inteligência a gente adquire (primeiramente) na escola e se ela é boa ou não a culpa é dos caras você coloca no poder. Compara a quantidade de conteúdo que a televisão oferece com a enxurrada de conteúdo oferecido pela internet, no entanto não são as duas as grandes carrascas das cabeças pensantes. O problema não é o conteúdo oferecido pela TV ou pela internet, mas o conteúdo na cabeça de quem senta em frente à televisão ou computador, essa bagagem não é de exclusiva responsabilidade da TV muito menos da Net . Só pra não ficar mais chato, em resumo, imagina uma faca, o inteligente pode usá-la para facilitar a elaboração de pratos deliciosos, mas na mão do ignorante ela pode causar feridas fatais, da mesma forma são as pessoas ao se aproximarem da TV ou internet e a forma como elas usam o que absorvem como forma de entretenimento função primeira da televisão. 

Uma última dica: Vamos parar de compartilhar e começar a ler de verdade para que nossos argumentos não continuem assim tão vazios. E pronto...
PS.: São tão burros quanto os brasileiros os estadunidenses, os canadenses, franceses, gregos, os suíços e mais um monte de países no mundo todo por suas versões do reality.  

Comentários

  1. otário e burro quem escreveu esse poste..
    vai ler um livro seu cretino..

    ResponderExcluir
  2. Acho que está confundindo um pouco as contas. O problema do big brother não é a ideia original. A ideia até que foi boa, e fez surgir outros similares (mas que deixaram os participantes menos preguiçosos, botando eles para trabalharem no lugar de ficarem coçando o saco minuto após minuto). O problema e que durante todas as edições se viram graves amostras de manipulação, roteiros, o que termina determinam do que o programa não e um reality, você está assistindo só mais uma novela da Globo. E como ir assistir uma luta de box épica, em que Don King e o dono dos dois contendores; você sabe que vai ser puro espetáculo, e que irá ganhar quem der maior benefício para o Don, e você e o besta que paga caro o ingresso para ver uma farsa. Tudo isto sem esquecer a futilidade absoluta dos escolhidos para participarem do programa, explorando a tendência social de querer ver o que o outro faz (acho que se não fosse ilegal às pessoas fariam isso naturalmente aqui, espionando pela janela das pessoas). A pior parte e ter quer ouvir as pessoas no dia seguinte: "viu o que tal fez para tal outro? meu deus, se o terceiro souber o que aconteceu vai falar para fulano algumas verdades...", como se fosse uma coisa real. E ali que você reconhece o QI menor que o número de sapato que veste, quando percebe que as pessoas acreditam nessa baboseira. Sabia que em nenhum pais, fora o Brasil, nenhum big brother ultrapassou da quarta edição em canal aberto? Só aqui que se consome esse produto, naturalmente termina sendo jogado para canais de tv a cabo. Já percebeu o esgotado que está o programa? Se lhes mandam no roteiro fazer as coisas que foram mais escandalosas nas edições anteriores na primeira semana, e que você precisa desesperadamente de audiência. Entendo que esteja cursando na universidade, mas conhecimento não e igual a inteligência (que é o que o QI mede); conhecimento ajuda, mas conheço doutores e mestres sem inteligência, mas com conhecimento. Inteligência e a capacidade de aproveitar o conhecimento que tem ganho.

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler seu comentário e parei ! Você mistura alhos com bugalhos; cita fontes que nada tem a ver com a criação e o desenrolar do BBB; outra "inteligencia" não se adquire na escola. Na escola adquire-se "conhecimento. Enfim, você é burro e metido a inteligente. Aviso: vai procurar um bom médico. O seu caso é doença.

    ResponderExcluir
  4. Se não entendeu que eu disse exatamente que a inteligência não se adquire na escola e que por mais que estude na universidade isso não o faz inteligente, tem que melhorar seu português, porque com esse nível de interpretação de texto dificilmente vai terminar a universidade (só se for em alguma de tipo técnico). Basicamente repetiu o mesmo que expressei no comentário sob adquirir conhecimento e ter inteligência. Pelo que eu vejo eu não sou burro (burro e relativo a conhecimento), pareço ter menos dificuldade do que você no português, ainda sendo a minha terceira língua. Acho que a minha doença, algumas pessoas deveriam pegar. Seria bom que lesse 1984, e um bom livro e iria entender alguns perigos de achar "normal" a vigilância continua e a submissão ao Estado. Se acha ele muito fora de época para você, tenta com Fahrenheit 451, e uma versão um pouco mais moderna com a mesma ideia. Eu li os dois na escola, com 14 anos, acho que deveria ser leitura obrigatória na escola. Sabe como surgiu o BB? Como um experimento psicológico. Só que você acha que está analisando aos que estão dentro do confinamento, mas na verdade o experimento original analisava às pessoas que observavam aos indivíduos. Iria se surpreender com o nível de alienação de alguns dos indivíduos analisados. Todos meus comentários foram relativos ao tema (BBB e avaliação da inteligência da audiência), não como seu comentário sob 1984, em que o único que conseguiu dizer e que quer falar de referências de um livro sem sequer ter lido um pequeno resumo do mesmo. Passe bem, e a sugestão de ler o livro continua em pé (são muito bons, não são chatos, e pode perceber uma correlação com a situação atual, incluindo os abusos nas escutas ilegais feitas por EEUU, JURO que são interessantes, e também juro que os livros não mordem!)

    ResponderExcluir
  5. Programa escroto! Tenho vergonha de ser obrigado a viver em um país onde a maioria é fanática por essa bosta! Por essas e outras que vivemos na merda, e 'pensando que tá bom'!

    ResponderExcluir
  6. O BBB faz tanto sucesso porque é um programa de fácil entendimento, as pessoas não tem dificuldade para entender ou assumir uma posição coerente em relação ao que é visto.

    ResponderExcluir
  7. Julgar a inteligencia de uma nação ? O QI normal de um indivíduo vai de 90 a 110,
    Abaixo de 90 é considerado 'embotamento', burrice severa, para falar português claro. Sabem quanto é o QI médio do brasileiro ? 86 !!!
    Tá explicado por que o BBB faz tanto sucesso aqui.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Gostei muito do seu blog! Queria te convidar a ler o meu: http://visaocinetica.blogspot.com.br/ , obg! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IURD: Religião é mesmo um grande negócio

Os gigantes Google e Facebook confirmam que a fome tem cor